Bem vindos ao nosso blog

Queridos cibernautas, a partir de hoje quer sejas aluno(a) desta turma ou não poderás participar em todas as actividades que forem propostas. Espero que te divirtas e não te esqueças, a tua opinião conta.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Ida à Biblioteca Escolar

“Ida à Biblioteca Escolar”

No dia 27 de Outubro, fomos à Biblioteca Escolar. Quando chegámos conhecemos o professor Carlos Pedro. Ficamos à espera da turma da professora Cláudia.
Quando chegaram, a professora Cláudia disse para 4 meninos da sua turma irem
Ler a história: “O segredo do Sol e da Lua “. Começaram a história, à medida que eles iam lendo o professor Carlos Pedro ia desenhando as personagens da história.
Quando o Carlos Pedro fez metade do último desenho disse aos meninos: Martim, Gonçalo Filipe e João Diogo para acabarem de desenhar.
E por fim a professora Nini deixou-nos ver melhor a Biblioteca Escolar.

E foi divertido!!!
Grupo: Andreia, Nuno e Carlos

Ida à Biblioteca Municipal de Faro

No dia 21 de Outubro, a nossa turma, foi à biblioteca municipal. Quando chegámos, a senhora que se chama Margarida explicou-nos coisas sobre a biblioteca, sobre o que era o CDU e perguntou-nos o que é que havia na biblioteca.
Depois fomos para a Ludoteca. Aqui a Margarida deu-nos um guião de descoberta, com algumas perguntas. Dividimo-nos em 4 grupos e com o guião que a Margarida nos deu, sentámo-nos nas mesas da biblioteca a tentar descobrir as respostas. Depois veio um senhor chamado David que nos ajudou a fazer a ficha que a Margarida nos tinha dado, (o tema era: À descoberta da biblioteca).
Tínhamos 2 perguntas para responder, sobre, baleias e golfinhos, e fomos aprender o que é a ecolização.
Depois fomos procurar no dicionário os sinónimos de: bravos e rápidos.
No final fomos para o computador, procurar a autora Maria Alberto Menéres, quantos livros tinha, tinha 37 livros.
Foi muito divertido.
Grupo: Jéssica, Gonçalo Alexandre, Diogo, Sofia e Carlos

Ida à biblioteca municipl de Faro

No dia 21 Outubro, a nossa turma foi à Biblioteca Municipal de Faro. Quando chegámos lá fomos para a ludoteca e dividimo-nos em quatro grupos. Cada grupo tinha cinco pessoas, e a dona Margarida deu-nos um guião de descoberta.
Depois fomos para a sala de leitura. Na sala de leitura, a dona Margarida disse-nos para sentarmo-nos numa mesa que tivesse um livro.
A seguir, começámos por ver a página de rosto. Primeiro perguntaram-nos o título, o autor/a, o nome do editor/ a e a data de edição.
Nós fomos utilizar o computador para pesquisar quantos livros havia da autora Luísa Ducla Soares.Fomos procurar o livro «A cidade dos cães e outras histórias», para copiar a cota. Depois fomos para a escola.

E gostámos muito!!!

Grupo: Rafael, Ana Filipa, João Francisco, Marlene e Martim

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Parcerias com o Museu Municipal de Faro






Ida ao Museu

No dia 10 de Outubro fomos ao Museu Municipal. A nossa turma começou a dar uma volta ao Museu. Descobrimos uns tapetes com a lenda da Santa Maria de Faro que foi deitada ao mar, vimos as gargulas e tinham formas diferentes a seguir fomos ver lâmpadas antigas e vasos.
Depois fomos chamados por uma senhora para irmos fazer a actividade que era no primeiro andar.
Quando chegámos à maior sala de pintura antiga estavam mais duas senhoras à nossa espera para nos contar uma história sobre um menino chamado Rafael que foi com a sua turma visitar o Museu e fugiu da turma para ir ver os quadros.
Depois deram-nos um guião com uma lista de perguntas sobre os significados dos quadros. E no final deram-nos um puzzle para fazer. Foi muito divertido!!!
Grupo: Diogo Alexandre ,Carlos R
14-10 -08





“Há vida na pintura antiga”
No dia 10 de Outubro de 2008, fomos ao Museu Municipal de Faro com os nossos colegas de sala e com a professora Nalini.
Quando entrámos no Museu, vimos um conjunto de tapetes que contavam a lenda da cidade de Faro. Vimos também pedras escritas, gargulas, objectos antigos e pinturas antigas.
Passados alguns minutos, ouvimos uma história na sala da pintura antiga e explicações sobre os quadros da pintura antiga.
E para acabar esta visita ao Museu, dividiram a turma em grupos e deram-nos uma lista de perguntas para nós respondermos e depois fizemos um puzzle.
Gostámos muito!!!

Grupo: Nuno, Rafael, Andreia e Beatriz
14-10-2008

Os projectos da turma

Porque é que os camelos têm duas bossas?( projecto da Jessica, da Sofia e do Rafael)


Os camelos, eram muito bem adaptados aos desertos da África e da Ásia, isto ocorreu com grande frequência na Idade Média,( para se transportar as famosas especiarias -pimenta, cravo, canela, noz-moscada, incenso - e tecidos,) também eram chamados aos camelos - carregadores de peso. E as bossas servem para transportar a comida deles.)

Quem foi o primeiro homem ou mulher a nascer?

( projecto do André Miguel)

O primeiro homem e mulher a nascer foram:Adão e Eva.E foi Deus quem os criou.

Porque é que os peixes têm escamas?

( projecto da Marlene e da Ana Filipa)

As escamas dos peixes servem para eles se protegerem e para deslisarem na água.A escama da carpa é um bom exemplo das do tipo leptóide comum na grande maioria dos peixes ósseos. Cada escama é formada por duas camadas: uma óssea outra fibrosa e fina.

Porque é que as girafas têm o pescoço gigante?(Projecto da Andreia e da Beatriz)

As girafas são os mais altos animais do mundo,atingindo cerca de 5,5 metros de altura . Nós aprendemos que as girafas têm o pescoço muito alto para poderem alcançar as folhas das árvores. As girafas também bebem muita água , para fzerem muitas viagens. A sua cor é amarelo dourado com manchas marrons. As girafas vivem no centro-oriental com as zebras, gostam de andar nos campos a comer as folhas.As girafas no campo estão protegidas dos leões que as atacam.

É verdade que Veneza foi um país? ( projecto do Carlos, do João Francisco e do André Filipe)

A Sereníssima República de Veneza ( em vêneto: Serenìssima República Vèneta e em Italiano Serenìssima Republica di Veneza ) foi um Estado no nordeste da Itália , com capital na cidade de Veneza . Existiu do século IX ao seculo XVIII (1797); e´frequentemente referida apenas como a Serenìssima.

A todos um Bom Natal e um Próspero Ano Novo

Desejo um feliz Natal para todas as pessoas do universo. Que sejam muito felizes. Desejo um bom Ano Novo, que tenham boas prendas, que tenham muita comida na mesa, desejo terem um abrigo para dormirem e desejo que passem o Natal com amor, carinho, felicidade, paz e muita alegria.
Jessica

O Natal é bom, temos felicidade, amor, carinho e muita alegria desejo um Feliz Ano Novo para as pessoas pobres.
Nuno

Boas Festas e um bom Ano Novo, que vós tenhais muito amor, saúde e muitas prendas.
Rafael

Bom Natal e Boas Festas, espero que este Natal as pessoas tenham muita felicidade, amor e um bom Ano Novo.
André Marques

Jesus nasceu e nós ficamos com a família.
Sofia

Desejo um Bom Natal e um Feliz Ano Novo e que tenham paz, amor, alegria e muita comida para toda a gente do universo.
Marlene de jesus.

Boas Festas amigos.
Gonçalo Alexandre